DESMITIFICANDO OS GALGOS

Por: Debora e Zé Magrelo

Considero esse artigo de leitura obrigatória. Existe uma grande variedade de mitos sobre os galgos e isso se deve pelo simples fato de terem sido serem repetidos continuamente até se tornarem verdades absolutas.
É nossa função agora esclarecer esses equívocos, corrigindo e repetindo até que os mitos desapareçam.

Pra ser bem sincera, os galgos são em quase todos os aspectos, exatamente o oposto do que as pessoas, que não convivem com eles, imaginam. Vamos conferir?




Mito 01 Os galgos precisam de muito exercício.
Comparando aos atletas de corrida, os galgos seriam os velocistas e não os maratonistas.. o esforço do arranque e de uma corrida de apenas alguns minutos em alta velocidade queima toda sua energia. Ou seja, poucos minutos correndo livremente são mais que suficientes para um galgo passar o resto do dia fazendo o que mais gosta, d o r m i n d o. Esses cães famosos pela sua velocidade, têm como característica mais marcante uma deliciosa e exagerada preguicite.rs


Se deixássemos, muitos deles, dormiriam 23h por dia, acordando apenas na hora dos passeios, seriam os cães mais sedentários do planeta.. hehe

Alguns preferem dormir ao invés de comer...
mas se rolar uma comidinha diferente, eles levantam na hora, preguiçosos sim, bobos não!

Muitos nem pedem para sair na rua, mas apesar da preguiça, eles precisam sim de atividade física, mas como qualquer outro cão, sem exageros. 

Caminhadas diárias, se possível duas vezes por dia. Quando não der, não fique com a consciência pesada, ele se contentará com apenas 1 passeio. Eles são extremamente adaptáveis nesse quesito, não são de reclamar quando os passeios são menores, o que não quer dizer que não curtam passeios longos, por isso quando possível capriche no rolê.
Além das caminhadas, eles amam correr, corridas curtas e rápidas na mais alta velocidade. Não é preciso soltá-los para correr todos os dias, mas pelo menos nos finais de semana é super indicado no caso dos whippets. Sempre em local seguro, longe do trânsito e de preferência longe do cimento para não queimarem as patinhas.

Outras raças precisam um pouco mais. Em outro post nosso confrade Diego mencionou sobre os greyhounds, no caso deles umas 3 corridinhas por semana seria o ideal.

O Italian Greyhound apesar de pequenino, também precisa sair na rua, dar suas cheiradinhas e corridinhas.


Mito 02 Galgos precisam de donos ativos
Já ouvi por aí:  "Se eu fosse mais ativa, teria um galgo. Amo a raça, mas comigo não daria certo, não temos o mesmo ritmo."
Quem disse? Os galgos nem curtem donos ativos. Eles gostam mesmo e de "pais" tranquilos, que os tratem como filho, que permitam um cão dentro de casa, que compartilhe aquele tempinho livre com eles assistindo TV juntinhos no sofá, galgos precisam de pessoas que queiram dividir a vida com eles. E isso serve para todos os galgos.



Mito 03 Galgos não são cães de apartamento
São cães de apartamento sim, se telados e com áreas de sol será perfeito. Galgos não são cães de quintal, o quintal só servirá para a hora da brincadeira de preferência na companhia de seus pais de estimação e na hora do sol, portanto se você mora em apartamento, não se preocupe, eles passam a maior parte do tempo "aninhados" em algum cantinho do sofá, do seu colo ou da "sua" cama (sua mesmo, não a dele!..rs).
O que eles curtem muito e sentem falta se não tiver, é o calor do sol e a sua companhia. Escancare as janelas (protegidas por telas de segurança) e presenteie-os com esse agrado que vem lá do céu.  
Vários confrades galgos moram em apartamento, desde Italian Greyhound, Whippet, Saluki e Greyhound como escreveu o Diego no post Greyhound não é um "whippet grande" não! 

Mito 04 Galgos precisam de casa com quintal
É lógico que se você tiver um belo quintal, será maravilhoso para vocês dois, principalmente se curtirem o quintal juntos, mas não é necessário. Os galgos não são cães que amam ficar no quintal, ele gosta sim, mas se você ficar com ele ou então se você colocar um sofá bem macio e aconchegante no meio do jardim...rs

Mito 05 Galgos são cães caros
Os galgos não estão entre as raças mais populares, mas isso não tem nada a ver com o seu preço. Nesse ítem eles se igualam aos demais cães, tanto em relação ao valor de um filhote, quanto nas despesas de manutenção, talvez na manutenção exijam um pouco mais que outras raças mais "rústicas" pois requerem cobertor, caminhas macias, roupas, coleiras seguras.. eles precisam de alguns fricotes sim... hehe
Algumas raças de galgos custam um pouco mais mesmo e isso se deve a uma infinidade de fatores, como acontece com todas as outras raças caninas. Mas existem várias raças de cães que custam muito mais. E como bem lembrou a Ivone nos comentários abaixo, existem também galgos para adoção, muitas vezes ao ver um belo galgo todo majestoso passeando com algum familiar pela rua, você nem imagina, mas ele pode ter sido adotado, pode ter sido doado pela antiga família ou simplesmente resgatado em condições precárias como acontece com outros cães, e tanto quanto os galgos,  todo cão  resgatado pode através de carinho e cuidados se tornar um cão majestoso e imponente. 

Mito 06 Com um galgo eu serei menos sedentário.
Esqueça! Ele não apenas, não irá te ajudar, como irá te atrapalhar. Às vezes dá até preguiça de sair de casa quando se tem um magrelinho gostosinho te chamando pra passar o domingo no sofá.. hehe
Eu até gostava de dar minhas corridinhas, coisa pouca, 13, 15km no máximo (mentira vai, era uns 10km, não mais que isso ..rs). Mas enfim, corria todos os dias e hoje não aguento nem 200m..rs!
Não deixei de correr por causa do Zé, eu já tinha parado um pouco antes, mas tinha uma certa vontade de retomar esse hábito.
Acabei desistindo, não apenas porque o Zé prefere um sofá, mas principalmente porque com ele, as caminhadas ficaram perfeitas!!

Mito 07 Galgos não gostam de brincadeiras
Vários galgos (não todos, mas muitos com certeza!) são tão quietinhos que achamos que não gostam de brincar. Eles gostam sim, mas precisamos incentivá-los caso contrário a preguiça domina.
Nos dias em que tenho um tempinho e quando estou a fim (se não é melhor deixá-lo dormindo) eu dou uma provocada no Zé, vou acordando o preguiça, provocando e chamando até que ele se anima. Uma vez tinha música rolando, aumentei um pouco o volume, caprichei na bagunça e o resultado foi que tivemos que ir pra rua caminhar um pouco pro ânimo dele baixar.. rs
É tudo questão de hábito, o Zé não era de brincar.. não porque não gostava e sim porque não sabia. E mesmo hoje gostando da farra, o convite para brincadeiras raramente parte dele, eu preciso dar aquela atiçada, a diferença é que agora ele já entende quando estou chamando para bagunça e já se anima rapidamente.

Por enquanto são esses, mas isso não é tudo, com certeza acrescentarei, ou melhor, com a ajuda de vocês, acrescentaremos mais mitos a respeito dos galgos à medida que formos lembrando. 

Pra encerrar, é importante lembrar, cada raça de galgo tem suas características, temperamento e necessidades. Além disso existe variação até mesmo entre exemplares da mesma raça. 

Esse post foi baseado mais nos whippets, greyhounds e italians greyhounds, aguardo comentários de vocês, confrades e cãofrades para complementar o post, ok?

O divertido vídeo abaixo mostra exatamente como eles são. Reparem que a maioria dos cães estão dentro de casa e na companhia dos humanos (é disso que um galgo gosta!), e mais.. fiquem atentos,  nosso cãofrade Fly e seu irmãozinho Joey estão no vídeo.


Se você lê esse post atráves do email, não deixe de ver o vídeo, clique aqui

3 comentários:

  1. Olá, Débora!

    Amei o texto e o vídeo, mas tenho uma pequena sugestão para o item 05: falar também sobre a possibilidade de adoção, seja de galgos abandonados ou dos utilizados em corridas.

    Beijos,
    Ivone e Tica, Yoka, Zelda e Paçoca! :o)

    ResponderExcluir
  2. Oi Ivone, comentário acrescentado ao post.

    Só pra lembrar, eu não citei a questão preço para justificar o valor não, viu?

    E sim porqque algumas pessoas acham que os galgos são caríssimos.. caríssimos mesmo!

    Na rua já ouvi gente falando "olha o cachorro mais caro do mundo"... kkkkk

    Uma moça um dia me parou na rua falando que leu numa revista que o valor de um cachorro da raça do Zé equivale ao preço de um apartamento..heheh

    Então é isso.. não estou dizendo que é caro ou barato, apenas que não é o preço que alguns imaginam..hehe

    Ivone, não esqueci de vc não.. logo vou colocar uma notinha sobre vocês aqui, tá?

    beijocas

    ResponderExcluir
  3. Olá, Débora!

    Imagina, eu entendi perfeitamente. Eu sempre achei muito bacana sua relação com os cães, não apenas os galgos. Vi algumas vezes cães para adoção ou precisando de ajuda em suas postagens. E nunca vi você incentivando o comércio de animais.

    Isso já aconteceu comigo também e olha que foi com Tiquinha, a quase galgo (rsrsr). Um rapaz disse que aquele cão era caríssimo!

    Eu sei que vc não esqueceu...rsrsrs Não foi cobrança, não!

    Beijo enorme para vc, Zé e o próximo ou próxima! rsrsrsrrsrs
    sabe que eu faço a maior campanha de "um irmão para o seu filho", né?

    ResponderExcluir