OBTENDO E MANTENDO A ATENÇÃO DO CÃO - V

Por: Fúlvia Zepilho

Usando um longo “Deita” para mostrar ao cão que você está no comando
É melhor fazer este exercício quando seu cão está calmo. Você precisa de algo que lhe distraia do fato de que você o está fazendo ficar deitado por um tempo. Focar na infelicidade dele com a sua exigência pode fazer você desistir. Depois do jantar ou em outra hora calma, sente no chão com o cão ao seu lado. Gentilmente coloque-o deitado. Sente com ele calmamente lendo ou assistindo TV.

Ao insistir que ele fique deitado, mostra ao cão que ele é seu cão e que você tem o direito de tê-lo consigo se quiser! Parece simples, mas um cão dominante pode ficar muito chateado com a sua exigência! Não fique bravo, continue colocando-o deitado quantas vezes precisar. Mantenha-se calmo e paciente: ele não se levanta para irritá-lo. Ele simplesmente não entende. Ao fim de 30 minutos, diga o quanto ele é maravilhoso e liberte-o.

Se ele fechar os olhos e dormir, tudo bem.

Repita este exercício três vezes por semana, até que ele adquira confiança. Aí você pode sentar em uma cadeira enquanto ele está deitado; deixá-lo deitado e andar pelo ambiente; e tê-lo deitado quando chegam visitas. Se você tem outro cão é melhor colocá-lo em outro lugar durante este exercício.

Resumindo
Esses exercícios de atenção são a base para todo o trabalho futuro com o cão. Se ele presta atenção, você conseguirá ensinar-lhe qualquer coisa. Quanto mais você trabalhar com seu cão e se divertirem juntos, mais crescerá a atenção dele em você.

Continue lendo:
Obtendo e mantendo a atenção do cão - parte I
Obtendo e mantendo a atenção do cão - parte II
Obtendo e mantendo a atenção do cão - parte III
Obtendo e mantendo a atenção do cão - parte IV
Obtendo e mantendo a atenção do cão - parte V (você acabou de ler)



Um comentário:

  1. Parece simples, mas no início não é tão fácil manter esses magrelos paradinhos, mas depois que eles percebem que nós apenas queremos que eles fiquem ali paradinhos, eles ficam.. e com muito gosto.

    ResponderExcluir