OS GALGOS - WHIPPET

Por: Elizabeth Brandão


O whippet é uma das mais recentes raças de galgos, suas origens datam do século XIX. Foi criado no Norte da Inglaterra a partir de cruzamentos entre greyhounds, cães do tipo terrier e Italian greyhounds (pequeno lebrel italiano). O objetivo dos criadores era o de produzir um bom caçador de lebres e coelhos, que também fosse bom rateiro e bastante rápido. Atualmente a raça lembra um greyhound miniatura, mas não deve ser considerada como tal e sim como uma raça separada.


Tornou-se o cão de aposta dos mineiros ingleses, que realizavam diversos tipos de competições com eles, desde corridas de velocidade até competições onde ganhava o cachorro que matasse a maior quantidade de coelhos mais rapidamente. Foi apelidado de “o cavalo de corrida dos pobres” e de “snap-dog” (que significa “cão salto”, pela forma como se joga sobre o coelho na hora da caçada), mas o nome da raça “whippet” é provavelmente derivado da expressão em inglês “whip up” que significa chicotada e da expressão “whip it” (expressão derivada do movimento do chicote se refere à velocidade).



Apesar de seu aspecto frágil o whippet é robusto e resistente. É capaz de atingir grandes 

velocidades. É uma das raças mais rápidas do mundo, a mais rápida de seu porte e considerada a de maior aceleração, sendo capaz de ultrapassar um greyhound nos primeiros metros de uma corrida. É a raça que mais se destaca em campeonatos de coursing em terreno variável em todo o mundo.


Cão muito sensível, um pouco tímido, terno e delicado. Muito tranquilo, mas com momentos de explosão de energia quando tem a oportunidade de correr. É uma companhia agradável e meiga. 

Raça muito silenciosa, e sem nenhuma aptidão para a guarda de alarme ou qualquer outro tipo de guarda. É conhecida por sua predileção por sofás e almofadas, sendo muito difícil ensiná-los a não subir em camas ou sofás na casa, pode mesmo aprender, mas vai desobedecer assim que ninguém estiver olhando. Como todo galgo o Whippet é esperto, mas não obediente (51º colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren).


Este cão eventualmente precisa de espaço para correr, mas se adapta bem a vida em apartamentos desde que possa se exercitar regularmente. A raça é bastante limpa, com pouco cheiro e não precisa de muitos banhos nem de escovações muito frequentes, apenas uma escovação semanal para retirar pêlos mortos é suficiente. Alguns whippets podem mesmo se lamber como gatos, principalmente se conviverem com algum. Embora existam exemplos de Whippets vivendo bem com gatos e outros animais menores, a raça não é das mais recomendadas. A brincadeira preferida de todo galgo é a de perseguir e, mesmo feito sem agressividade essa brincadeira pode assustar e incomodar outros animais.


Essa raça não se adapta bem ao frio e pode precisar de agasalhos durante o inverno. É recomendado escovar os dentes de modo a evitar o acúmulo de tártaro. Os donos devem estar cientes que todo galgo é mais sensível a anestésicos que outros cães do mesmo peso e sempre que for preciso lembrar ao veterinário desta particularidade da raça.

Mais informações:
Altura: Macho: de 47 cm a 51 cm
Fêmea: de 44 cm a 47 cm
Peso: Aproximadamente 10 kg
Grupo: Grupo 10 - galgos de pêlo curto
Funções: Companhia, caça e corrida
Grau de atividade: Moderado
Pêlo: curto, fino e cerrado
Cor: Qualquer uma
Nome de origem: Whippet
País de origem: Grã-Bretanha
Registro FCI: 162

Um comentário: