LISTA DE CUIDADOS ANUAL, MENSAL, SEMANAL

Por: Zé Magrelo - whippet


Cãopanheiros aproveitei esse belo feriadão para fazer minha listinha.. de tudo que precisaremos nesse novo ano.
Ai ai ai.. como tudo nessa vida, a minha lista tem coisas boas, até mesmo maravilhosas, mas tem outras que eu gostaria de pular. Eu até pularia, mas na companhia de minha mãe eu vou encarar tudo!

Quer saber o que nós, magrelos, precisamos para termos um ano maravilhoso?




PELO MENOS 1X AO ANO
Vacinação
v6, v8 ou v10
raiva
dependendo do caso, reforço da vacina contra leptospirose, 6 meses após a aplicação da v10.
Tem outras vacinas, mas tô focando nessas que são as essenciais.
Ahh.. é melhor não tomar as vacinas todas no mesmo dia, avisem os pais de vocês, magrelada.

Consulta Veterinária
Pelo menos 1 consulta anual, mesmo que nossa saúde esteja em dia. Pode ser realizada no dia da vacinação, aproveite a consulta e tire todas as dúvidas. Exija que seus "pais" realizem a sua vacinação apenas com o veterinário.

Exames de rotina
Mesmo se estiver tudo ok, é bom nos certificarmos com o auxilio de alguns exames básicos, custa um pouquinho mas rende bons aninhos de vida. Quais exames? Seu veterinário irá lhe orientar, mas seria bom fazer um hemograma completo, função renal, hepática, urina e fezes... dependendo das condições da pra incluir algo mais nessa lista, converse com o veterinário, ele saberá o que é melhor.



DE 3 EM 3 MESES É BOM
Desvermifugação
Normalmente de 3 em 3 meses, mas verifique com o seu veterinário qual a frequência ideal para a desvermifugação no seu caso. Vermes matam, por isso temos que ser desvermifugados regularmente. E nossos humanos também precisam de vermífugos.


TODO MÊS
Trato nas unhas
Nossas unhas já são grandes por natureza, é preciso ficar de olho, cortar sempre, mas a frequência depende de cada um e o tanto que dá pra cortar também varia em cada um de nós. Incluí na lista mensal porque uma coisa imprescindível pelo menos 1x/mês é cortar as unhas daquele dedinho que corresponde ao polegar dos humanos, conhecido como ergôs. Essa unha cresce rapidinho, ela cresce em círculos, tem que cortar sempre porque senão dói. Já as demais unhas devem ser averiguadas pelo menos mensalmente e aparadas sempre que possível.


Antipulgas
É essencial para podermos sair e nos relacionarmos com nossos cãopanheiros sem nenhum problema ou constrangimento, ninguém merece ser chamado de pulguento.
A aplicação mensal de um bom antipulgas já resolve esse e ainda outros problemas, principalmente se você é um galgo bem ativo e rueiro. Porém aqueles que saem menos, podem diminuir as aplicações.

Banhos
Venci essa batalha e não tomo mais banhos semanalmente, agora é uma vez por mê e olha lá.. mas continuo sempre limpinho e cheiroso..rs 



TODA SEMANA
Limpeza das orelhinhas e ouvidos
Semanalmente é mais do que suficiente para nossas orelhinhas estarem sempre limpas e livres de infecções. Mas se você estiver com uma otite os cuidados devem ser diários e com acompanhamento do veterinário.
Tem gente que nem dá atenção pra otite, mas ficar com uma dor de ouvido pra ver como é ruim. Por isso que tem que vasculhar a orelhinha toda semana, limpar bem e se sair alguma sujeirinha ou algum fedorzinho, pode ir para o vet.


Passeios mais longos de finais de semana 
Esses passeios são os melhores, podem ser num parque, numa praça segura, num sitio ou praia, tanto faz. O legal é que são passeios mais longos, duram quase uma tarde ou manhã toda e são aqueles onde podemos correr livremente (aquela corridinha básica de fim de semana) e muitas vezes na companhia de amigos caninos, são ótimos para se fazer novas amizades.

TODO SANTO DIA
Escovação dos pelos
A escovação diária é imprescindível, é ela que me mantém limpo e me livra de banhos semanais.
Mesmo tendo os pelos curtinhos, nós precisamos dessas escovações que ativam a circulação, deixam nossos pelos mais brilhantes, limpos e ainda praticamente zera a queda o que deixa os humanos da casa felizes.

Escovação Dental
Todo dia está excelente, mas se for dia sim, dia não, ou pelo menos 3x/semana já é suficiente para não acumular tártaro.

Banhos de Sol
Todo santo dia, o sol é tudo.. se ele der uma piscadinha para mim, mesmo que por entre as nuvens.. eu já corro para cumprimentá-lo!

Caminhada, a famosa voltinha na rua
Uma voltinha de 30 minutinhos já tá perfeita, se forem 2 voltinhas de 30 minutinhos, melhor ainda.. mas tudo sem encanação, sem stress. O importante é sair de casa, de coleira no pescoço e guia na mão aproveite para fazer na rua tudo o que precisar.. regar algumas árvores e plantinhas, fazer aquele cocozinho que é mais gostoso de fazer na rua, cheirar matinhos e inúmeros canteiros, ver os vizinhos e dar aquele salve para toda sua "pseudo família" canina do bairro. Isso é bom demais!

VÁRIAS VEZES AO DIA
Brincadeiras
Todo dia, toda hora..
Adoramos brincar, "conversar" com nossos humanos, ter a atenção deles. Tem coisa melhor do que quando eles deixam tudo de lado só para ficar com a gente?

Alimentação
O ideal é dividir em 2 ou até 3 refeições, o importante mesmo é matar a fome com a quantidade certa de ração.. nem mais, nem menos.

Água
Sempre fresquinha e com o pote cheio. Eu não gostava, mas ultimamente estou tomando muita água. É muito bom!

Descanso, Sonecas, Cochilos e Afins...
Bom, isso não precisa nem falar, até porque pelo menos nisso não dependemos dos nossos humanos, deu sono a gente dorme e pronto, deu preguiça, a gente dorme.. não deu nada, a gente dorme, pra que ficar acordado à toa?

Aumigos, estou esquecendo alguma coisa?
Se vocês se lembrarem de algo, me avisem que eu incluo nesse post.. principalmente se for algo muuuito bom..rs

3 comentários:

  1. Aumigo Zé...não gostei dessa parte de escovar os dentes....mamãe tenta escovar meus dentes todos os dias, mas eu sempre mordo ela....isso é muito ruim......

    ResponderExcluir
  2. Isso ai, Zé, tudo em cima.... mas aqui em casa teve umas diferenças... Nossos amigos Vet. (adoraveis !..) como todos os outros doutores de gente....adoram cortar, abrir, etc. nessa tal de cirurgias.
    O problema de prostatite p.exemplo, um certo tempo tive cistite. Depois se falou em castração, etc e tal. Prevenção de cancer.... O que nos da uns quilos a mais um certo tempo,se vc for jovem ainda, altera um pouco sua conformação fisica... O importante na cistite seria evitar infecções ascendentes, via uretra, bexiga...prostata. Aqueles bichinhos bacterias, vivem em um determinado meio de baixa acidez chamado PH. O que o Chefia pingou na minha agua de beber, umas gotas de Vinagre de maçã,para acidificar o xixi.... Depois de uns enxames feitos depois, prostata diminuiu e a cistite ficou domada. Veja so, essa foi minha experiencia, inda assim tudo foi conversado com a minha adoravel Vet. ( Se não vão terminar prendendo o Chefia por Exercicio Ilegal da Medicina Vet, ou, pior, por Curandeirismo.) Isso foi so para contar experiencias....
    lambslambs
    Howard.

    ResponderExcluir
  3. Zé Magrelo - whippet11 de janeiro de 2009 11:16

    Valeu a dica Howard, mamys vai ver e conforme for vai fazer uso das tais gotinhas também..rs

    Cara, sou seu fã, viu?.. Quero muito te conhecer!!

    ResponderExcluir