QUE BARULHO É ESSE? ESPIRRO REVERSO

Por: Fúlvia Zepilho

Aqui em casa isso é bem comum. A Suzie tem espirro reverso: é um barulho como se ela estivesse sufocando e/ou engasgada com algo. Uma vez ela teve isso na rua e uma pessoa achou que ela estava morrendo hehehe.

O barulho é muito estranho - não é falta de ar, não é vômito, nem tosse, nem espirro. Muitas vezes o som é descrito como um engasgo repentino. Isso se chama espirro reverso. Pode ser normal para alguns cães e assustador para os donos que nunca presenciaram este espirro reverso.

Abaixo, o link do vídeo do espirro reverso:www.petplace.com/reversesneeze


Durante o espirro reverso, o cão faz inspirações rápidas, fica parado com as patas da frente separadas, cabeça pra frente e os olhos podem ficar salientes. Ele faz um barulho bem alto, parece que tem alguma coisa entalada na garganta dele. Muitos donos acham que o cão está sufocando durante um episódio de espirro reverso. Cada ocorrência dolgu espirro reverso duram geralmente de menos de um minuto a dois minutos.

Pode ser normal em alguns cães mas ser anormal se ocorrer muito.

Como parar o espirro reverso
O espirro reverso se estimularmos o cão a engolir, massageando a garganta. Algumas vezes abrir a boca do cão e gentilmente puxar a língua dele ou dar-lhe algo de beber e comer também pode ajudar. Alguns cães têm episódios de espirro reverso tão frequentes que pode ser necessário a ajuda de medicamentos para reduzir sua frequência.

O que esperar
Se ocorrer frequentemente (diariamente ou várias vezes por dia) e estiver associado com outros sinais clínicos, deve-se fazer um bom exame veterinário. Veja se há outros sinais anormais que possam indicar problemas mais sérios, incluindo corrimento nasal, sangramento nasal, espirros, dificuldade respiratria, deformidades faciais na área nasal, diminuição do apetite e/ou letargia.

2 comentários:

  1. A primeira vez que a Nina teve espirro reverso corrí com ela para o veterinário...hahahaha
    Lá ele me explicou tudo e fiquei mais tranquila.

    ResponderExcluir
  2. A Lissah às vezes tem, mas não passa de um minuto, e já percebi que ocorre mais no inverno, pode ser como um principio de resfriado, talvez... Muito legal saber o que é, porque até hoje eu não tinha idéia que é algo até normal. Valeu a dica.

    ResponderExcluir