ENCONTREI UM CÃO NA RUA. E AGORA?

Por: Renata Gondim

Para quem encontra um cão, lembre-se: todo o cachorro de raça perdido tem dono. Você pode até recolhe-lo, mas vai ter que tentar achar o proprietário. Se for um vira-lata, preste atenção se ele não é um desses cães que só está dando mesmo uma voltinha rápida. Siga-o por um tempo, caso contrário, você pode capturar um cão que não fugiu de casa. Todos os cães se acostumam a novos lares, desde que bem tratados. Mas jamais esquecem seu lar antigo. Podem inclusive desenvolver problemas sérios de ansiedade. Mas faça sua parte, avise a todos que está com o cão. Também cabe ao proprietário o interesse em procurá-lo, senão não é amado o suficiente, e realmente merece uma nova casa.

Aproximar-se do Animal
Se o animal parecer amigável e se aproximar a pedir festas, tente colocar-lhe uma trela (ainda que em material improvisado, um cinto por exemplo), pois é difícil controlar devidamente um cão segurando-lhe apenas na coleira, por exemplo. Se necessário, telefone a um familiar ou amigo pedindo-lhe que lhe traga uma coleira.
Embora alguns animais possam ser transportados ao colo, é preferível transportá-los ou conduzi-los de forma a serem facilmente controláveis e não conseguirem fugir novamente.
Seja cuidadoso ao lidar com o animal. Alguns animais podem ficar assustados com a sua tentativa de os controlar e poderão morder ou tentar escapar. Mantenha o animal calmo, abaixe e fale com ele em voz suave e tranquilizadora. Não corra atrás dele, isso pode assustá-lo! Oferecer um petisco poderá ajudar. Deverá ter cuidados redobrados se o animal parecer estar ferido ou estiver com muito medo.
Se o animal estiver ferido, nunca o deixe sem assistência! Contudo, deverá manuseá-lo com muito cuidado, pois mesmo um animal dócil e bem educado pode ser agressivo quando ferido e com dores. Tente recolhê-lo com a ajuda de uma toalha. Leve-o a um veterinário ou telefone a um veterinário que faça deslocações ao domicílio, explicando-lhe o sucedido. Não deverá partir do pressuposto que, no caso de o animal estar mesmo perdido, os seus responsáveis pagarão as despesas em cuidados veterinários.

Verificar Se o Animal Tem Identificação
Se o animal tiver uma plaquinha com um número de contato, deverá ligar para esse número. Se o animal tiver uma placa com o n.º de registo do centro de zoonozes, deverá dirigir-se ao canil municipal em questão, no sentido de obter o contato dos seus responsáveis (de preferência, deixe o seu contato e albergue o animal em sua casa ou na casa de outra pessoa que o possa acolher). Se o animal não tiver nenhuma identificação visível, deverá dirigir-se a uma clínica veterinária, no sentido de verificar se o animal tem um microchip.
Uma nota importante: se encontrar um animal com identificação, mas, infelizmente, moribundo ou já sem vida, ligue para o número de contacto. A família do animal gostará de saber o que sucedeu ao seu amigo, ainda que o desfecho não seja o esperado.

Recolher o Animal
Se o animal não tiver nenhuma identificação, tente albergá-lo em sua casa (ainda que limitado a uma divisão ou à garagem, por exemplo) ou tente encontrar alguém ou alguma clínica veterinária que o possa acolher temporariamente enquanto tenta localizar os eventuais responsáveis pelo animal. Desorientado e angustiado, se o animal for deixado na rua, dificilmente ficará no mesmo local. Muitas vezes, um dia ou dois dias de acolhimento fazem toda a diferença entre o animal regressar a casa são e salvo, ou ser atropelado ou desaparecer sem deixar rasto.
Evite entregar o animal num canil municipal. Infelizmente, a maioria dos canis municipais não oferece condições dignas aos animais, podendo estes ser sacrificados. Em alternativa, poderá dirigir-se ao canil municipal local apenas para deixar o seu contato e alguns dados sobre o animal encontrado.

Cuidar do AnimalOfereça ao animal acesso imediato a água. Um animal pode passar dias sem comer, mas a água é essencial. De seguida, alimente-o, de preferência lentamente, de forma a minimizar eventuais reações adversas. Mantenha o animal numa divisão calma e ofereça-lhe algo confortável onde descansar e, eventualmente, brinquedos para se entreter.
Esteja preparado para a eventualidade de o animal roer objetos que estejam ao seu alcance ou fazer as necessidades no chão. Tal atitude é perfeitamente compreensível e poderá suceder no caso de se tratar de um animal muito jovem ou de um animal muito angustiado por não se encontrar num ambiente familiar, por exemplo.

Procurar os Responsáveis Pelo Animal
Depois de o animal estar recolhido e em segurança, questione os moradores da zona em que o animal foi encontrado e esteja atento a eventuais folhetos sobre o desaparecimento do animal. É absolutamente indispensável afixar folhetos de divulgação na zona em que o animal foi encontrado, cobrindo a maior área possível.
Um cão assustado pode andar kilômetros , portanto distribua folhetos de divulgação no maior perímetro possível. Notifique também as clínicas veterinárias de todo a região e, eventualmente, nas regiões próximas. Se possível, anuncie o animal em jornais e estações de rádio locais.
Não coloque seu endereço nos folhetos de divulgação, inclua apenas contato telefônico. Especialmente no caso de se tratar de um animal de raça definida (sendo por isso "valioso" para algumas pessoas mal-intencionadas). Não descreva o animal na totalidade, oculte sempre uma ou duas características identificadoras, para depois obter uma descrição mais detalhada por parte da pessoa que o possa eventualmente entrar em contato. Antes de entregar o animal, deverá certificar-se de que a pessoa é realmente a responsável pelo animal, colocando-lhe todas as perguntas que julgar pertinentes.
Muitas vezes, os esforços de quem perde um animal e de quem encontra esse animal só se cruzam depois de um considerável período de tempo, na maioria das vezes, é recomendável aguardar pelo menos uma semana.
Depois de o animal ter regressado à sua casa original, deverá recolher os folhetos que afixou e informar às pessoas que o auxiliaram, inclusive clínicas veterinárias.

Se Não Encontrar os Responsáveis Pelo Animal
Se não for procurado num período de tempo razoável e não puder adotar o animal encontrado, deverá procurar um novo lar para o animal (informando, contudo, o adotante de que se trata de um animal que poderá estar perdido e que, por conseguinte, poderá ter de ser entregue à sua família original).
Entre em contato com familiares, colegas e amigos no sentido de saber se alguém estará interessado em adotar o animal. Poderá colocar apelos nos diversos recursos da Internet destinados a promover a adoção de animais.
Em qualquer caso, é essencial avaliar com cuidado o eventual adotante, de forma a confirmar se será realmente responsável. Infelizmente, esta acaba por ser a parte mais complicada das adoções, pois é essencial encontrar uma pessoa que cuide do animal durante toda a sua vida.

2 comentários:

  1. Adorei o texto, percebi que realmente eu nunca tinha pensado nisso!
    Dicas ótimas que nos ajudarão a encontrar o dono de um possível cãozinho perdido.

    ResponderExcluir
  2. eu encontrei hoje um caozinho abandonado e estas dicas ajudaram muito obrigado!

    ResponderExcluir