Os cães reconhecem nossas expressões faciais?

Mais um texto interessante...

Os cães reconhecem nossas expressões faciais?


Boa pergunta; uma que é difícil saber a resposta. Esta pergunta inclui outras: os cães aprendem a associar um sorriso com coisas boas? Ou um franzir de sobrancelhas? Os cães são capazes de “ler” nossas expressões faciais porque as deles são parecidas com as nossas? Ou nenhuma de nossas expressões tem afeito nos cães? Eles sabem do nosso estado emocional e futuro comportamento devido a pistas de nossas vozes, postura corporal?


O fórum de Ciência Canina, em Viena, tratou exatamente deste assunto. Anais Racca, da Universidade de Lincoln (Reino Unido), mostrou 6 imagens a 21 cães, sendo 2 delas de uma pessoa e um cão com olhar “negativo” (cara de poucos amigos), 2 “neutras” e 2 “positivas” (humano sorrindo e cão com a boca relaxada). Eles anotaram o que chamam de “Índice Lateral”,ou com que frequência os cães desviavam os olhos para a esquerda, para a direita ou não o desviavam. Em pesquisas humanas, acredita-se que as emoções mais negativas são processadas no hemisfério direito (desviar os olhos para a esquerda) e vice-versa.


A questão principal era se os cães responderiam de forma parecida às expressões das pessoas e dos cães. Os cães eram mais sensíveis às expressões faciais de sua própria espécie MAS mostrou respostas diferentes às expressões “positivas” e “não positivas” (negativas e neutras) em humanos e outros cães. Curiosamente, as expressões humanas “neutras” eram avaliadas de forma negativa – tendemos então a agrupar “neutra” na mesma categoria de “negativo”, assim como os cães.


Este é um estudo pequeno, mas interessante. Muitos cães conseguem ler as nossas expressões faciais. Assim como pessoas, alguns cães se saem melhor que outros. Seria interessante que o estudo continuasse, e mostrasse a diferença entre a interpretação correta das expressões faciais de outras espécies adquirida e inata.


Você já teve um cão mais atento às suas expressões faciais (ou de outras indicações de seu humor)? A Suzie percebe muito mais minha linguagem corporal que expressão facial, embora ela reconheça um sorriso de uma cara amarrada... Se me dão licença, vou lá dar um sorriso e abrir os braços pra ela: com certeza receberei um abraço e muitas lambidas. Ô coisa boa!!!


Fonte: The Other End of The Leash

Nenhum comentário:

Postar um comentário