A Super Visão dos Galgos

Amigos, vocês sabem que os cães de todas as raças têm seus sentidos apuradíssimos.

Mas, vamos agora falar apenas da VISÂO

Já que nesse sentido os galgos são os mais privilegiados.



Você sabia que...
dentre todas as raças, a visão é mais aprimorada nos cães galgos?

Os cães no geral têm uma excelente visão, eles enxergam diferente da gente, digamos que possuem 'recursos' visuais difererentes dos nossos.
 
Pra começar é importante saber que a visão noturna, é mais apurada nos cães do que nos humanos, eles tinham que caçar e se defender, inclusive à noite. Então lembre-se: não é preciso acender a luz quando seu cãozinho se levantar no meio da noite para se ajeitar em outro canto, a não ser que esteja um breu total, ele enxergará muito bem.

Sempre disseram que os cães enxergam em branco e preto, não é mesmo? Mas isso não é verdade! (aliás, abrindo um belo parênteses, hoje estamos descobrindo que muito do que se dizia antes no que se refere aos cães não é verdade)

Os cães enxergam cores sim, mas não como os humanos. Cães enxergam menos cores, mas em compensação enxergam muito bem qualquer objeto em movimento (os galgos então, enxergam bem demais nesse caso)

Cães enxergam com distinção três cores: azul, roxo e amarelo. Talvez sejamos mais seguros ao afirmar que enxergam com total distinção azul e o amarelo.

Por exemplo, um gramado verde ele enxerga amarelado e uma bolinha vermelha ou laranja ele enxerga amarelada também, ou seja, aquela bolinha vermelha, laranja ou amarela tem a mesma cor que o gramado do parque na visão do seu cão.

Que mico, mami sempre comprava uma bolinha vermelha achando que iria facilitar a minha vida quando fosse buscá-la num gramadão. E tem mais, logo que eu fui morar com ela, mami tinha os cabelos compridos e vermelho-fogo, ela achava ‘burramente’ que eu a enxergava com mais facilidade por causa dos cabelos..rs
É lógico que eu sempre a achava, dificilmente a perdia de vista.. mas não por causa dos cabelos.

Mas não desanime, seu cãozinho enxerga e muito bem.
Os cães não são dependentes de detalhes, eles possuem vários outros atributos, enxergam pelo contraste (da sombra inclusive), pela textura e movimento.. é por isso que existem bolinhas de todas as cores e os cães brincam com todas!

No que se refere ao campo de visão, devido a posição dos olhinhos (glogo ocular) algumas raças são privilegiadas, e é aí que os galgos se destacam.

Os humanos tem um campo de visão de 180 graus, enquanto os cães no geral tem um campo visual de 250 graus, porém nos galgos esse número é ampliado para 270 graus. Parece pouco mas faz uma super diferença!

É por isso que nossos galgos são também conhecidos como Sighthounds que em português significa Cães de caça pela visão.

Mas vale ressaltar que entre os galgos, talvez o whippet seja o menos favorecido nesse quesito.
Parece que os whippets tem os olhos não tão laterais, resultando num campo de visão um pouco menor que seus parentes.
Isso se deve ao fato de que o whippet foi concebido não exatamente para caçar lebres, mas também para chegar mais rapidamente nos braços de seu dono que ficava balançando um pano qualquer para chamar sua atenção   Ela não corria atrás de lebres, e sim em direção ao dono (o Marcelo, papi do Flash, foi quem me falou isso já há um tempão).

Ganhava a corrida o whippet que primeiro pulasse no colo do seu dono e para isso não era necessário um grande campo de visão, pois seu foco (o seu dono) estava bem a sua frente.
Isso explica também o fato dos whippets serem extremamente apegados aos donos. A timidez e o forte apego eram características apreciadas na época, afinal ganharia a corrida o mais grudado ao dono. isso o motivava a correr.

Bom, acabei desviando um pouquinho o assunto, né?..hehe

Então é isso confrades.. lembre-se que a cor preferida do seu magrelo é a cor AZUL. Essa é a cor de maior destaque, pois muitas outras são representadas em amarelo.

Se você que ser facilmente notado pelo seu magrelo num caminhada ou trekking por exemplo.. vá de azul ou esteja sempre em movimento que ele não te perderá de vista, lembre-se que o ponto forte da visão canina é a facilidade em enxergar objetos em movimento.

Mas no final das contas, mesmo se você estiver parado e camuflado no mato, seu amigão irá te encontrar.. não se esqueça que ele tem outros super poderes como o aguçadissímo faro por exemplo.

O faro, apesar de não tão desenvolvido nos galgos, não deixa de ser mais um forte aliado dos cães. Falaremos sobre ele num próximo post.

Leia os dois textos que linkei abaixo, eles exlicam um pouco mais e de maneira mais técnica, apresentam inclusive uma tabela comparando as cores na visão humana e canina.

Através dos olhos do seu cão  - por Sarah Probst em Agiliteiros.com
Visão Canina em Agiliteiros.com

Vejam também os vídeos

A Visão dos Cães


Mitos e verdades sobre os cães



Nenhum comentário:

Postar um comentário